quarta-feira, 2 de julho de 2014

CONFRATERNIZAÇÕES SAUDÁVEIS, EM TEMPOS DE COPA

Olá, meus amigos!

Até o dia 13 de Julho estaremos vivendo a euforia da passagem dos jogos da Copa do Mundo em terras brasileiras.

Essa alegria própria deste tempo de festas muitas vezes resulta em violência que atinge as crianças e adolescentes.

Eliminar qualquer possibilidade de contato com a violência e as drogas no mundo atual é tarefa quase impossível, mas o importante é criar condições para que os próprios filhos saibam como se comportar adequadamente quando confrontados com essas situações. Ou seja, constituir uma família equilibrada,amorosa e dotada de valores como honra, respeito,dignidade , cidadania  e  a espiritualidade.
Estes são alguns dos “fatores de proteção” em relação ao consumo de drogas e álcool.

Fulvio Giannella Junior cita, na revista Família Cristã, que é preciso que a família, escola e comunidade dialoguem e ajam em conjunto para combater essa violência. Todos esses agentes são parte do problema quando falham em suas responsabilidades em relação às crianças e aos adolescentes, e são parte da solução,quando não se omitem, encaram a questão de frente e, juntos, buscam soluções. E elas muitas vezes podem estar em ações simples, em projetos comunitários que deem suporte a essas crianças e jovens, afastando-os do alcance da criminalidade.

A própria Constituição Federal determina que, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e será “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

E o nosso mestre Paulo Freire completa: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si”.

Vamos então família, escola e comunidade, atuarmos positivamente em prol de um mundo melhor, dando o suporte adequado para os nossos jovens e adolescentes.


E que venha o HEXA com muita alegria e confraternizações  cada vez mais saudáveis!