quinta-feira, 19 de junho de 2014

É DOSE...

Olá, meus amigos!


Estamos já na copa 2014 estamos vivendo a euforia positiva e a negativa, que este tipo de evento proporciona, então vamos aproveitar com consciência e sanidade.

Vou repassar para vocês um assunto que me chamou a atenção, pois é voltado para a terceira e boa idade.

É DOSE...

Chegar à terceira idade merece ser celebrado com um brinde, mas não necessariamente com uma embriaguez. Isso porque, se o consumo abusivo de bebida alcoólica é nocivo em qualquer fase da vida, na maturidade ele é ainda pior. Segundo o Geriatra Félix Martiniano Magalhães, do Núcleo de Pesquisa em Geriatria Clínica e Prevenção da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o processo de envelhecimento diminui nosso liquido corporal, levando a uma menor diluição do álcool no sangue. 

“Se uma determinada dose provoca euforia em um jovem, a mesma dose, em um idoso, pode agravar doenças pré-existentes, como diabetes, a hipertensão e outras cardiopatias. E é raro vermos um idoso sem ao menos uma dessas patologias”.

O abuso do álcool também é a causa de muitos acidentes entre pessoas de terceira idade. “Uma queda para um idoso pode provocar fraturas de difícil consolidação”-completa o geriatra.

Os prejuízos causados pelo alcoolismo junto a essa faixa da população não se limitam aos aspectos físicos.

“O álcool está associado a um maior risco de alterações nos processos cognitivos, como percepção, juízo e raciocínio, e aos quadros de demência. Os problemas de memória, por exemplo, só aumentam, com o abuso das bebidas” – confirma o psiquiatra Cássio Bottino, coordenador do Programa da Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da USP (Universidade de São Paulo).

Outro complicador na relação entre idosos e álcool é o risco das chamadas interações medicamentosas. COMO O USO DE MEDICAMENTOS É COMUM entre as pessoas da terceira idade, o álcool tanto pode anular quanto potencializar os efeitos desses remédios, atrapalhando qualquer tipo de tratamento
.
Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clinicas de São Paulo apontou que o consumo de álcool junto à população da terceira idade é praticamente o mesmo do que entre os mais jovens,

Meus amigos, só estou passando esta informação, pois sou parte de vocês, estou também na terceira idade e tenho uma grande preocupação com esta doença.


E vamos aproveitar esta COPA DO MUNDO.